As iniciativas para a criação da Associação de Arquivistas da Paraíba (AAPB) remontam ao ano de 2010, quando houve a primeira reunião para discussão sobre tal necessidade, diante de um cenário em que o estado já contava com dois cursos de Bacharelado em Arquivologia (na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)).
Em 2011, ocorreu a segunda reunião em prol da criação da AAPB, com a participação de estudantes, arquivistas, profissionais de arquivo, coordenadores/as e professores/as dos Cursos de Arquivologia da UEPB e da UFPB.
No ano de 2012, foi realizada a terceira reunião, com a participação de 97 pessoas, com o objetivo de retomar as discussões para a criação da AAPB, sendo finalmente constituída a sua Comissão Provisória, composta por doze membros eleitos, responsáveis pela elaboração do Estatuto de Fundação da AAPB.
Em 19 de novembro de 2013, foi realizada, na Academia Paraibana de Letras (APL), a Assembleia de Fundação da AAPB, com a presença de 113 participantes. Dentre eles/as, professores/as da UEPB, da UFPB, arquivistas, estudantes e profissionais de Arquivo.
Em 17 de março de 2014, a AAPB foi devidamente registrada em Cartório, com a Diretoria Provisória composta por Esmeralda Porfirio de Sales (Presidente), Sergio Fredrich Rodrigues (Vice-Presidente), Rafael Melo Gomes de Araújo (1º Secretário), Ismaelly Batista dos Santos Silva (1ª Tesoureira), Auricélia Maria da Silva (2ª Tesoureira), Felipe Arthur Alves (Coordenador de Comunicação) e João Paulo do Nascimento Soares (Coordenador de Políticas Arquivísticas).
Em 17 de setembro de 2015, ocorreu a 1ª Eleição para escolha da Diretoria Executiva, do Conselho de Ética e do Conselho Fiscal para o Biênio 2015-2017.
De lá para cá, dentre os seus grandes feitos, a AAPB já representou o Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq), no Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) (2018-2019); colaborou com a realização do XXI Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia (Enearq) (2017); contribuiu para a realização de várias edições da Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional; estabeleceu a Recomendação Salarial para a categoria; promoveu o VIII Congresso Nacional de Arquivologia (2018); e participou das discussões para a criação do Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB) e do Arquivo Público Municipal de João Pessoa. Atualmente, a entidade tem lutado pelo desenvolvimento de políticas arquivísticas para o estado, cobrando e articulando junto a diversos órgãos para a criação de arquivos públicos municipais e dos cargos de arquivista e técnico.
Marcada pela contribuição coletiva de diversos agentes, a AAPB exerce, desde 2013, sua louvável e contínua missão de integrar a comunidade arquivística do estado da Paraíba na luta pelo bem comum.
Associe-se e fortaleça essa trajetória!
Agradecimento:
À Profa. Esmeralda Porfírio de Sales, pelo relato de experiências e pela colaboração na redação do texto.
Imagens da Assembleia de Fundação da AAPB, na Academia Paraibana de Letras (2013):
Fonte das imagens: Acervo pessoal de Aurora Maia Dantas.
Clique aqui para ler o artigo intitulado A importância da Associação dos Arquivistas da Paraíba como instrumento de fortalecimento e visibilidade profissional, de Eloisa dos Santos Silveira e Claudialyne da Silva Araújo.