Histórico da AAPB

As iniciativas para a criação da Associação de Arquivistas da Paraíba (AAPB) remontam ao ano de 2010, quando houve a primeira reunião para discussão sobre tal necessidade, diante de um cenário em que o estado já contava com dois cursos de Bacharelado em Arquivologia (na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)).

Em 2011, ocorreu a segunda reunião em prol da criação da AAPB, com a participação de estudantes, arquivistas, profissionais de arquivo, coordenadores/as e professores/as dos Cursos de Arquivologia da UEPB e da UFPB.

No ano de 2012, foi realizada a terceira reunião, com a participação de 97 pessoas, com o objetivo de retomar as discussões para a criação da AAPB, sendo finalmente constituída a sua Comissão Provisória, composta por doze membros eleitos, responsáveis pela elaboração do Estatuto de Fundação da AAPB.

Em 19 de novembro de 2013, foi realizada a Assembleia de Fundação da AAPB, com a presença de 113 participantes. Dentre eles/as, professores/as da UEPB, da UFPB, arquivistas, estudantes e profissionais de Arquivo.

Em 17 de março de 2014, a AAPB foi devidamente registrada em Cartório, com a Diretoria Provisória composta por Esmeralda Porfirio de Sales (Presidente), Sergio Fredrich Rodrigues (Vice-Presidente), Rafael Melo Gomes de Araújo (1º Secretário), Ismaelly Batista dos Santos Silva (1ª Tesoureira), Auricélia Maria da Silva (2ª Tesoureira), Felipe Arthur Alves (Coordenador de Comunicação) e João Paulo do Nascimento Soares (Coordenador de Políticas Arquivísticas).

Em 17 de setembro de 2015, ocorreu a 1ª Eleição para escolha da Diretoria Executiva, do Conselho de Ética e do Conselho Fiscal para o Biênio 2015-2017.

De lá para cá, dentre os seus grandes feitos, a AAPB já representou o Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq), no Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) (2018-2019); colaborou com a realização do XXI Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia (Enearq) (2017); contribuiu para a realização de várias edições da Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional; estabeleceu a Recomendação Salarial para a categoria; promoveu o VIII Congresso Nacional de Arquivologia (2018); e participou das discussões para a criação do Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB) e do Arquivo Público Municipal de João Pessoa.

Marcada pela contribuição coletiva de diversos agentes, a AAPB exerce, desde 2013, sua louvável e contínua missão de integrar a comunidade arquivística do estado da Paraíba na luta pelo bem comum.

Associe-se e fortaleça essa trajetória!


Agradecimento:

À Profa. Esmeralda Porfírio de Sales, pelo relato de experiências e pela colaboração na redação do texto.

Tem artigo publicado sobre a AAPB!

Clique aqui para ler o artigo intitulado A importância da Associação dos Arquivistas da Paraíba como instrumento de fortalecimento e visibilidade profissional, de Eloisa dos Santos Silveira e Claudialyne da Silva Araújo.